domingo, 7 de março de 2010

Dia internacional lembra o sacrifício de 129 mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. As operárias pediam a diminuição da jornada de trabalho de 14 horas para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova York, nos Estados Unidos.

Nos últimos cem anos, muito mudou. No Brasil, em 1928, Celina Guimarães foi a primeira eleitora do país e da América Latina, ao votar na cidade de Mossoró (RN). Em 1929, Alzira Floriano foi a primeira prefeita eleita em Lages (RN). Somente em 1933 foi eleita a primeira mulher deputada federal, e o voto feminino se tornou obrigatório apenas em 1946.

Na comemoração dos 100 anos do Dia Internacional das Mulheres, em Brasília, além das reivindicações, a ideia é também fazer um balanço dos avanços ao longo do governo Lula. A avaliação das parlamentares é de que na gestão do PT foram realizadas, pela primeira vez, as primeiras conferências voltadas para o debate da questão de gênero, ampliou-se o ingresso feminino no mercado de trabalho e foi criada uma secretaria especial voltada exatamente para política de promoção das mulheres.

Também houve avanços no combate à violência contra as mulheres, com a aprovação da Lei Maria da Penha.

Nenhum comentário: