quarta-feira, 3 de março de 2010

Ana Júlia e Darci Lermen inauguram UCI em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

Descerramento da placa inaugural da UCI


Governadora fala dos investimentos em Parauapebas


Prefeito Darci anuncia construção de unidades de saúde


Darci Lermen, Ana Júlia, Margarida Campos e Silvia Comaru

Acompanhada de secretários e assessores, a governadora Ana Júlia Carepa foi recebida na última sexta-feira (26) pelo prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, quando juntos inauguraram as instalações de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal no Hospital Municipal de Parauapebas.

Instalada numa área de 99,15 m² com dezenas de modernos equipamentos para atender recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais, a UCI Neonatal conta com 9 leitos, sala de espera onde ficam os familiares e amigos das mães e crianças que estão da UCI e ainda sala exclusiva para o acolhimento das mães das crianças internadas.

Os equipamentos são aparelhos fotoestabilizadores (incubadoras) que mantém a temperatura do corpo do recém-nascido em grau adequado; duas balanças eletrônicas de precisão, além de um aparelho móvel de raio-x, o que evita a manipulação e o deslocamento desnecessário dos bebês para fazerem os exames.

Com a inauguração da unidade em Parauapebas, a estrutura de UCIs Neonatais já é realidade em outros quatro municípios, como Ananindeua, Castanhal, Marituba e Bragança.

De acordo com a governadora, ainda serão inauguradas mais outras 4 UCIs, num investimento de R$ 2,3 milhões para as UCIs. O objetivo é que essas UCIs desafoguem as UTIs neonatais, liberando leitos para os casos que são mais graves.

Ana Júlia lembrou que todos os municípios do Pará recebem recursos para investimentos em saúde, fundo a fundo, independente se há inadimplência do município com o estado.

Na oportunidade, a governadora anunciou a finalização das obras do Instituto Médico Legal (IML), de Parauapebas, atendendo ao empenho do prefeito Darci Lermen, que vem se preocupando com a população do município, que hoje tem que se deslocar para outros municípios, como Marabá, para realizar exames de necropsia, o que implicava em custos, sem contar no desgaste emocional.

Unidades básicas de saúde
Ao usar a palavra, o prefeito Darci Lermen agradeceu a parceria que vem sendo feita com a governadora do Estado para alocação de recursos para as áreas de saúde, saneamento básico, agricultura, segurança pública, infraestrutura, entre outras.

O prefeito garantiu que ainda neste ano a população vai contar com Unidades Básicas de Saúde nos bairros Betânia, Liberdade II, da Paz e Guanabara, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no bairro Beira Rio II e IML (Instituto Médico Legal) no bairro Cidade Nova.

Após a inauguração das instalações da UCI-Neonatal, a comitiva, liderada por Ana Júlia e Darci Lermen, participou do encerramento da 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil ‑ etapa Carajás ‑ e da solenidade de formatura de 20 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que foram lotados no 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Parauapebas.

2 comentários:

igor pank disse...

Oi Waldir.
Faltou uma foto que o Sec. de Saúde estivesse presente. Ele merece aparecer nos momentos festivos. Também seria coveniente mencionar os bons resultados que foram falados nos pronuncionamentos, como a redução da mortalidade infantil em 50% nos últimos 5 anos.
Abraço.

Anônimo disse...

Igor, acho que o blogue errou em não publicar a redução da mortalidade infantil em 50% em Parauapebas, mas dizer que faltou foto do secretário, pera aí. Os sucessos ou fracassos da secretaria de saúde são do prefeito, e não do secretário, que é um mero cumpridor de ordens do gestor municipal. Assim, quem tem que aparecer é o prefeito, e não o secretário.