quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A mudança está só no começo

O Pará é cortado por rios e os rios são nossa rua, como diz a canção de Paulo André e Ruy Barata. Rua que precisa de navegabilidade. É que vai acontecer dia 30 de junho, quando a hidrovia do Araguaia-Tocantins terá sua navegabilidade retomada, após 34 anos de interrupção.

Desde 2007 lançamos 30 concursos e fizemos 30 mil nomeações.

Entre 2010 a 2014, há expectativa de geração de quase 120 mil empregos no Pará, fruto de investimentos públicos e privados, média de 30 mil empregos por ano. Retomamos o volume recorde de geração de emprego obtido em 2008.

Ainda este ano implantaremos 6 escolas técnicas no Estado: Santarém, Conceição do Araguaia, Abaetetuba, Bragança, Itaituba e Altamira.

O Navega Pará, programa de inclusão social, envolveu 53 municípios e atinge 2 milhões de pessoas. Já entregamos 86 infocentros, 16 cidades com áreas públicas de internet grátis nas orlas, em praças.

Antes, o auxílio-alimentação era para 10 mil servidores. Agora é para os 90 mil servidores e não há perdas salariais.

Eclusas de Tucuruí, siderúrgica de Marabá, hidrovia do Araguaia-Tocantins, hidrelétricas plataformas do rio Tapajós, a Usina de Belo Monte, a pavimentação das rodovias Santarém-Cuiabá e Transamazônica, recuperação das rodovias: algumas obras que impulsionam o salto para o futuro.

Pela primeira vez, alunos da rede pública receberam do governo 900 mil agendas escolares, 900 mil mochilas e 1,8 milhão de uniformes, sendo duas camisas para cada estudante.

A Universidade do Oeste do Pará é uma realidade, com 500 docentes, entre mestres e doutores.

35 mil famílias terão casa própria até o final deste ano.

100 mil famílias terão a certidão que atesta que são donas do pedaço em que moram.

Terminamos 2009 com mais de 62 mil jovens cadastrados no Bolsa Trabalho, outra iniciativa inédita do meu governo. E este ano garantiremos o benefício da bolsa para 37.070 bolsistas.

Vamos implantar este ano 60 pontos de cultura, 48 pontos de leitura, 35 cinemas populares em todo o Estado.

Enfrentamos em 2009 a maior enchente dos últimos 50 anos nas calhas dos rios Amazonas, Tapajós, Xingu, Tocantins e Itacaiúnas. Mesmo padecendo os efeitos da crise internacional, garantimos assistência a 50 municípios atingidos pelas enchentes.

Já inauguramos o Hospital de Tracuateua, que estava com a obra parada há seis anos e vamos inaugurar este ano hospitais de pequeno porte em Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Nova Ipixuna, Bagre, Melgaço e Prainha. E vamos inaugurar em Altamira a primeira UPA - Unidade de Pronto Atendimento. A primeira de uma série de dez.

Essas foram algumas das boas novas levadas aos deputados e deputadas hoje (2) pela manhã. Uma prestação pública do que temos feito nestes 3 anos. (Blog da Ana Júlia)

Nenhum comentário: