segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sindicato Metabase fecha melhor negociação da PR de sua história

Pagamento da participação nos resultados da Vale, somado aos salários do mês, jogará aproximadamente R$ 70 milhões, no mês de fevereiro, no comércio de Parauapebas e Canaã dos Carajás

O Sindicato Metabase Carajás fechou mais uma grande negociação com a Vale. É a PR (Participação nos Resultados), que neste ano pagará em fevereiro a soma de R$ 70 milhões aproximados, se somados aos 4,7 salários (que podem chegar até a 5,1 salários em alguns setores da mineração) a cada trabalhador a título de participação com os vencimentos normais do mês.

É um incremento significativo para o comércio local. Importante ressaltar que os valores agora firmados entre o sindicato e a empresa se referem ao exercício de 2009, ano da crise financeira mundial.

Apesar disso, este resultado superou o do ano de 2008 e, segundo Raimundo Macarrão, presidente do Metabase, como 2010 traz uma previsão de crescimento no comércio de minério de ferro, o sindicato trabalha com a expectativa de aumento da PR para o próximo ano.

“O crescimento das conquistas dos trabalhadores tem sido gradual, mas significativo, ano a ano, desde que assumimos a presidência do sindicato, porque trabalhamos unicamente em função do trabalhador, e não temos qualquer comprometimento com política partidária ou eleitoral, comprometimento esse que em outros lugares tem resultado na eleição de sindicalistas como vereadores, deputados etc, mas com prejuízo nos ganhos do trabalhador”, afirma o sindicalista.

Raimundo Macarrão lembra que só na área do Metabase Carajás a Vale paga, além do 13º salário, mais o 14º, 15º, bonificação no final do ano, além de inúmeros outros benefícios.

Nenhum comentário: