quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cultura terá maior orçamento da história do país em 2010

O Ministério da Cultura (MinC) terá mais de R$ 2,2 bilhões para utilizar em 2010. É o maior orçamento da história do ministério. O montante consta na peça orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e representa mais que o dobro do que foi aplicado efetivamente pelo órgão no ano passado. Em relação ao montante previsto no projeto também aprovado pelo Congresso para 2009, o valor é 64% maior. Os dados não incluem as aplicações da Lei Rouanet.

Para o relator da peça orçamentária 2010 e presidente da Frente Parlamentar da Cultura na Câmara, deputado federal Magela (PT-DF), o volume recorde de recursos para a pasta só foi possível graças à forma como o governo Lula passou a encarar a cultura. “O governo Lula mudou completamente a forma de se reconhecer a cultura no Brasil. Hoje, a cultura é uma prioridade e um direito da nação brasileira”, defendeu Magela.

De acordo com o parlamentar, ao investir na cultura o país avança no desenvolvimento humano, além de manter viva sua diversidade cultural. “A cultura ajuda na elevação da consciência crítica da população. Estamos democratizando o acesso à cultura para permitir que todas as classes sociais tenham direito à literatura, teatro, cinema, música e a todas as demais expressões culturais brasileiras”, concluiu.

Nenhum comentário: