sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Contadores de Parauapebas fazem curso de reciclagem

Waldyr Silva


Contadores de Parauapebas participaram, no último final de semana, no auditório do Instituto Educacional Geralda Azevedo (Iega), bairro Rio Verde, de um treinamento denominado “Encerramento das demonstrações Contábeis”, ministrado pelo instrutor José Luiz Nunes Fernandes, professor na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Faculdade Ideal, em Belém.
O curso foi elaborado pela empresa Log. Educação Profissional, teve carga de 8 horas, foi apresentado aos contadores em data-show e disponibilizou kit contendo material didático, com entrega de certificado aos alunos no final do treinamento.
De acordo com o professor José Luiz Fernandes, foi incluída na grade curricular do treinamento a lei contábil atualizada para 2010, além de ações prévias ao encerramento das demonstrações contábeis, formalidades da escrituração contábil, escrituração fiscal, processamento eletrônico de dados, falsificação da escrituração, livros fiscais, conservação de livros e comprovantes, novo Código Civil, normas brasileiras de contabilidade, estrutura do balanço patrimonial, entre outros temas relacionados com a contabilidade.
Na avaliação do contador Custódio Rocha Azevedo, membro integrante do Comitê Gestor dos Contadores (CGC), responsável pela contratação do instrutor para ministrar o curso à categoria em Parauapebas, o treinamento teve como objetivo repassar conhecimentos atualizados aos profissionais de contabilidade que atuam na cidade, uma vez que a legislação brasileira passa constantemente por atualizações.
Segundo Custódio Azevedo, uma das lutas que vêm sendo travadas pelos contadores é trazer para Parauapebas uma Delegacia Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), para que os contadores possam ter uma representatividade mais próxima.

Nenhum comentário: