terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Central de disque-denúncia já começa atender comunidade

Fotos: Waldyr Silva






A população de Parauapebas e de municípios vizinhos (Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás) já começa a utilizar os serviços da Central Disque Denúncia, instalada na última quarta-feira (27/01) no quartel da Polícia Militar, em Parauapebas.

No momento em que transcorria a solenidade de lançamento do sistema, foi informado aos presentes que a Central acabara de receber as três primeiras denúncias da comunidade de Parauapebas, dando conta de violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A solenidade de instalação da central, que atende pelo telefone (94) 3346-2250, ocorrida no auditório do Atrium Hotel, contou com as presenças do prefeito Darci José Lermen; do secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo; presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Adelson Silva; Silvio Vaz de Almeida, presidente da Fundação Vale; Mônica Roicha, promotora de Justiça; coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), Adriana Nune; diretores da Acip e da CDL; represdentantes do Tribunal de Justiça do Pará, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, imprensa e entidades não-governamentais, além de um grande público convidado.

De acordo com vídeo institucional exibido na cerimônia, o Disque Denúncia é uma central de atendimento comunitária destinada a receber informações sobre atividades ilícitas e situações ligadas à criminalidade.

Qualquer pessoa pode ligar para o telefone 3346-2250 e fornecer informações que ajudarão as autoridades no combate ao crime. As autoridades responsáveis pelo sistema garantem que os nomes dos denunciantes são mantidos em sigilo absoluto e as ligações não são rastreadas e nem gravadas.

Quem denunciar crimes pode complementar a denúncia com informações e acompanhar as providências adotadas e os resultados obtidos pelos órgãos competentes.

O serviço do Disque Denúncia funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com profissionais devidamente treinados para atender a comunidade.

Ao usar a palavra, o prefeito Darci Lermen enfatizou a importância da instalação do sistema de disque-denúncia em Parauapebas, uma "poderosa arma” à disposição da população contra atividades ilícitas e situações ligadas à criminalidade.

Na oportunidade, o gestor municipal fez um apelo às autoridades representantes do Poder Judiciário (juízes) e Ministério Público (promotores) para que fixassem raízes em Parauapebas e ficassem mais tempo prestando serviço na cidade, em virtude do curto tempo de permanência de juízes e promotores públicos no município.

Nenhum comentário: