terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ProJovem chega a 10 municípios do sul e do sudeste do Pará

Quase 6 mil jovens das regiões sul e sudeste do Pará terão a oportunidade de fazer o ProJovem Urbano no ano de 2010. A deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) conseguiu, junto ao Governo do Estado, que sejam contemplados 10 municípios das regiões do Lago de Tucuruí, Araguaia e Carajás.

O programa garante uma bolsa de R$ 100 mensais a jovens de 17 a 29 anos que têm o nível fundamental incompleto para que eles retomem os estudos e recebam capacitação profissional e preparação em trabalho cidadão.

Os municípios beneficiados são Breu Branco (com 350 vagas), Curionópolis (com 350 vagas), Dom Eliseu (350 vagas), Eldorado do Carajás (700 vagas), Goianésia do Pará (350 vagas), Itupiranga (350 vagas), Jacundá (700 vagas), Parauapebas (1.050 vagas), Tucuruí (1.050 vagas) e Xinguara (700 vagas).

Segundo a deputada, a bolsa serve de estímulo para a juventude voltar a estudar. O ProJovem é um programa social que abre os horizontes aos jovens, trazendo novas oportunidades de formação e de futura inserção no mercado de trabalho. “É fundamental trabalhar a inserção dos jovens, evitando que muitos entrem para a drogadição e a violência", justifica Bernadete Caten.

Esses municípios estão contemplados dentre os 17 anunciados na última sexta-feira (15), pelo coordenador executivo do ProJovem Urbano no Pará, Ary Loureiro, no Palácio dos Despachos, em Belém.

Ensino fundamental
Os jovens interessados em aderir ao programa devem procurar a prefeitura para fazer a matrícula e, posteriormente, serão submetidos a sorteio pelo sistema do ProJovem. Para receber a bolsa, o beneficiário terá que ter frequência mínima de 75% das aulas, além de realização do curso de capacitação profissional e de trabalhos sobre o aprendizado e a atuação dos cidadãos na sociedade. O curso tem duração de 18 meses. As aulas iniciam em abril próximo.

Estão sendo oferecidos cursos de capacitação nas áreas de vestuário, administração, gráfica e construção e reparos. A escolha dos cursos foi baseada na análise das potencialidades econômicas, demandas de mercado e arranjos produtivos locais, explicou Ary Loureiro.

Para a realização das aulas, as prefeituras entram com o espaço físico e os governos estadual e federal com os professores - das Universidades Federal e Estadual do Pará (UFPA e Uepa) - e demais profissionais necessários para a realização dos cursos, além do fornecimento de merenda, material escolar e didático e eventos de capacitação dos professores.

Os interessados poderão se matricular no ProJovem, com a seleção realizada por sorteio. Para que os candidatos obtenham a carteira de identidade e efetivem a matrícula, Ary Loureiro pediu apoio à Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir), representada no evento pelo coordenador da Sala das Prefeituras, Valciney Gomes. (Enize Vidigal)

Nenhum comentário: