terça-feira, 10 de novembro de 2009

Aluno do Vale Música será 'Maestro por um dia' no Theatro da Paz

Sorte grande a do pequeno músico Randall Josué Pantoja, de apenas 10 anos, que participa do projeto social Vale Música. Ele foi sorteado para ser "Maestro por um dia" quando assistia a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) , no próprio Theatro.

O sorteio é uma iniciativa da direção da OSTP para desmistificar a complexidade do trabalho do regente. Randall terá a experiência única de conduzir os músicos da Orquestra em duas apresentações no Theatro da Paz: nesta quarta-feira (11), às 20 horas; e na quinta-feira (12), às 10 horas.

O jovem estuda música desde os cinco anos de idade, e iniciou sua vivência musical tocando flauta na igreja onde seu avô é pastor. Ele participa do projeto Vale Música, uma parceria da Fundação Vale com a Fundação Amazônica de Música, desde março deste ano, e sempre foi apaixonado por instrumento de cordas.

O menino, que já teve aulas de violino, logo se encantou pelo violoncelo ao ingressar no Vale Música e, atualmente, é um dos integrantes da Orquestra do projeto. O pequeno músico tem se dedicado bastante, tanto que, além dos ensaios com o maestro da OSTP, o garoto pratica em casa o que aprende nos ensaios, aproximadamente uma hora por dia. Tudo para fazer bonito no dia da apresentação.

"Ele é muito talentoso, a atenção e a dedicação dele nos ensaios é algo emocionante", afirma Enaldo Oliveira, diretor artístico e maestro da OSTP.

Randall cursa a 4ª série numa escola pública de Belém e revela que, quando foi sorteado, ficou nervoso, mas com os ensaios adquiriu mais segurança e está ansioso para subir ao palco do Theatro e reger a Orquestra.

O garoto agora tem um novo sonho: seguir a carreira de músico profissional. "Eu não pretendia me inscrever para participar do sorteio, mas, após participar dos ensaios, pretendo me tornar um maestro profissional", enfatiza.

O pequeno músico estará a frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz também no concerto didático, dia 12, para 500 crianças de escolas públicas de Belém. O evento promovido pela própria OSTP tem como objetivo sensibilizar e despertar o interesse das crianças pela música erudita, contribuíndo para a formação de uma nova platéia da música clássica.

Vale Música
O Vale Música foi criado em 2000, no Espírito Santo, e foi implantado no Pará em 2004. Atualmente, mais de 300 alunos, com idades entre 7 e 18 anos, participam do projeto. São crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino e residentes em diversos bairros dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba. No Pará, o projeto da Fundação Vale conta com parceria da Fundação Amazônica de Música.

Nenhum comentário: