quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conferência Municipal de Cultura elege 21 delegados

Fotos: Waldyr Silva




Com a presença de um público de mais de 400 pessoas, no ginásio poliesportivo, no último domingo (25), a II Conferência Municipal de Cultura debateu vários temas, levantou demandas e elegeu delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

Além da presença maciça da juventude de Parauapebas e de representantes de segmentos organizados, prestigiaram o evento Carlos Henrique Gonçalves, diretor de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), e Isaac Loureiro, representante Regional Norte do Ministério de Cultura (MinC).

O número elevado de participantes – até agora o maior das regiões sul e sudeste do Pará – possibilitou a eleição de 21 delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá em Belém nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Na oportunidade, foram eleitos 13 representantes da sociedade civil e oito do governo municipal.

Além da eleição dos delegados, foi aprovada uma série de propostas e demandas relacionadas à questão cultural. Os temas das propostas foram desde criação de consórcios intermunicipais de cultura até a criação de lei complementar à Constituição que permita aos municípios legislar sobre o percentual da programação local de rádio e TV destinado à cultura regional.

As conferências municipais e estaduais são etapas integrantes da II Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema principal “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. A plenária da conferência nacional será realizada em Brasília, no período de 11 a 14 de março de 2010. (Diego Pajeú e Waldyr Silva)

Delegados eleitos para Conferência Estadual de Cultura
Sociedade civil
Lindomar Moraes Araújo (Associação Cedere I)
Roberto Ivo Cruz Barbosa (música)
Thiallys da Conceição Costa (MST)
Maria de Jesus Santos da Silva (Pastoral da Saúde)
Civaldo Rodrigues (artes plásticas)
Lucas Patriota (artes cênicas)
Maria Síndima Gonçalves Pinto (escolas de samba)
Wandernilson Santos Costa (juventude)
Edson Barbosa da Silva (associação de bairros)
Elisvan Sousa Reis (FAM)
Josean Brito dos Santos (quadra junina)
Silva Lima Wanderley (teatro)
Reginaldo Sousa Silva (Liajup)

Governo
Antonino Alves Brito (Semas)
Antonio Ferreira Silva (Semsa)
Maria Ivonete Machado da Silva (Semed)
Rosília Medeiros da Silva (Casa da Juventude)
Maicon da Silva Medeiros (Secult)
Sandra dos Santos Silva (Secult)
Afonso José da Silva Camargo (Secult)
Cláudio Luís Feitosa Felipeto (Secult)

Nenhum comentário: