quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Audiências públicas do Projeto Cristalino

Acontecem nesta quinta-feira (20), em Canaã dos Carajás (às 10 horas, no Ginásio Antônio Costa Chorão); na sexta-feira (21), em Curionópolis (às 10 horas, no Teatro Municipal); e encerram no sábado (22) em Marabá (às 10 horas, no auditório poliesportivo Renato Veloso), as audiências públicas de apresentação do Projeto Cristalino, novo empreendimento de cobre da Vale na região, localizado no município de Curionópolis.

Durante as audiências, a Vale explicará todas as etapas do projeto às comunidades a representantes dos poderes públicos e aos órgãos ambientais. A audiência é uma oportunidade para que estes públicos conheçam as principais características do empreendimento.

Antes mesmo de chegar à etapa das audiências, o Projeto Cristalino já havia sido apresentado às comunidades dos municípios de influência do projeto. Ao todo foram realizadas 27 reuniões prévias nos meses de fevereiro e março deste ano.

As audiências debaterão ainda o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para fins de licenciamento ambiental. Foram convocados pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, o Ministério Público Federal e Estadual, instituições governamentais e não-governamentais, autoridades federais, estaduais e municipais; órgãos públicos e privados, além da população em geral.

O Projeto Cristalino é formado por uma cava a céu aberto, uma correia transportadora de longa distância, uma usina de beneficiamento – com capacidade para processamento de 16 Mt/a e produção de 100 mil toneladas de cobre em concentrado; duas pilhas de estéril e uma pilha temporária de minério; uma barragem de rejeito e duas barragens de captação de água.

Um comentário:

Anônimo disse...

Canaã dos Carajás, cidade onde fica a Mina de Serra Sul - maior mina de minério de Ferro do mundo, operação prevista atualmente para 2013 (conforme reportagem). Cidade detentora do maior PIB per capto do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes apenas as operações da mina do Sossego (cobre), Cidade já considerada a Terceira maior exportadora do estado. Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais minerário da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além da Mina Serra Sul, e a do Sossego localiza na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidrometalurgica, Mina do 118. E a um raio inferior a 25 km a Mina de Cobre do Cristalino. Segundo noticiários (veiculados pela Internet) Canaã, nos próximos anos, deverá ter um dos maiores investimentos do mundo na área de mineração – hoje é estimado para a implantação da mina de Serra Sul a quantia em torno de 10.000.000.000,00 (Dez bilhões) – Isto mesmo – Quantia superior a economia de paises como a Bolívia.

Observo, ainda que, o sul do Pará é atualmente é a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve o “Estado do Carajás” deve tornar realidade. E a região do município de Canaã, hoje, é apontada como o local bastante apropriado para capital segundo critérios técnicos:
 Acesso a grandes cidades, como: Orilândia (via Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara (Via Gogó da Onça);
 Ser praticamente o Centro geográfico do sul do Pará;
 Ser uma cidade pouca acidentada (redução de custo de edificações e estradas);
 Ter uma boa bacia hidrográfica para abastecimento;
 Estar localizada a uma altitude de 140m superior a de Marabá e a de Parauapebas – implicando em uma enorme economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade – sem necessidade de recalque;
 Ser uma cidade sem histórico de inundações - redução com desabrigado nas enchentes.
 Observo que a população de uma capital sempre passa de 1.000.000 (um milhão) de pessoas e despesas com esgoto e desabrigados para tamanha população é um ônus muito caro a ser socializado!!!!!!!
 Observo ainda que Canaã foi apontada pelo INDICE FIRJAN 2005 (Educação/ saúde/emprego e renda) como a 3ª melhor cidade (frente Parauapebas e Marabá).
Sávio de Castro, 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, formado em Controle Ambiental - Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, cursando o segundo ano de engenharia Civil (UFPA). Trabalho com compras e vendas de imóveis na região de Canaã dos Carajás e Parauapebas e coloco-me a disposição de investidores e ou parceiros em transações imobiliárias na região de Parauapebas e ou Canaã.
Contato: (94)9144-9191 (94) 8116-7009 94) 3346-1410 e ou
imoveisparauapebas@bol.com.br