quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vale confirma para 2010 início das obras da siderúrgica em Marabá

O diretor de ferrosos Norte da Vale, José Carlos Soares, assegurou durante a reunião do Pleno do Fórum Paraense de Competitividade, nesta quarta-feira (24), a implantação da usina siderúrgica em Marabá, confirmando o cronograma de início das obras em 2010, passando a operar em 2012. Ele também anunciou investimentos na ampliação da exploração das minas de ferro e de cobre de Carajás.

"Vamos manter o desafio desses investimentos e estamos confiantes na nova direção da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) para agilizar os processos de licenciamento ambiental", declarou José Carlos Soares.

A afirmação veio ao encontro do pedido da governadora Ana Júlia Carepa, que chamou a atenção do empresariado para a necessidade de manter os investimentos do setor privado e a geração de empregos.

"Com a chegada do verão, o Pará está virando um canteiro de obras. Criamos as condições, mas o empresariado também precisa continuar investindo e criando empregos", frisou a governadora.

Conselho
Durante a reunião, a governadora assinou o Decreto 1.756, que regulamenta o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, definindo seu formato e constituição com participação de representações do setor produtivo, dos trabalhadores, órgãos de governo e órgãos de fomento.

Ana Júlia anunciou outras medidas que atendem às demandas das empresas paraenses, como a ampliação do atendimento de internet de alta velocidade a partir da base do programa Navega Pará, garantindo que nos próximos 60 dias as empresas terão acesso à internet de qualidade, poderão melhorar sua eficiência e se habilitar para concorrências públicas.

O Governo do Estado respondeu sobre a agilização e simplificação do licenciamento ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, confirmou o projeto de descentralização da Secretaria de Meio Ambiente para 20 municípios, ainda este ano, e garantiu que as licenças para planos de reflorestamento serão concedidas em 20 dias, e para os demais projetos, como planos de manejo, em 40 dias.

Participaram também da reunião, como membros permanentes do Fórum de Competitividade, representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Companhia Docas do Pará (CDP), Aimex, Federação da Agricultura no Pará (Faepa), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Sebrae, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Banpará, Banco da Amazônia, Federação do Comércio do Pará (Fecomercio) e Federação dos Trabalhadores da Indústria do Pará (Fetipa). (Aline Monteiro – Secom)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por falar em internet, vale lembrar que a prefeitura de parauapebas intranet, a sua rede de servfiço público, em que os fucionários que tem acesso são vigiados e controlados por uma cúpula escolhido pelo prefeito. Só esta cupula é que tem acesso as senhas, aos computadores, aos sites e o que é pior: é incompetente, nãos sabe resolver os problemas, ou não quer, numca aparece quando é chamada. Chega de espionar os servidores. Por que só eles é que tem acesso a todos os sites. Cade a democracia? vamos cfriar as regras mas ouvindo rodos. Não é assim a democracia? Chega de conversa mole e privilégios que nesse governo está predominando.
adalberto