sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vale ajuda a preservar a Flor de Carajás



Em meio às áreas de canga ‑ vegetação típica de solos que contém minério de ferro ‑ surge, com exclusividade, uma pequena flor vermelha: a ipomoea cavalcantei, que embeleza ainda mais a região de Carajás, município de Parauapebas.

Mais conhecida como Flor de Carajás, até o momento a espécie foi identificada apenas nesta região, cuja floração acontece no período chuvoso, entre os meses de janeiro a junho.

Mas a espécie rara corre o risco de desaparecer do planeta, pois está na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um dos exemplares da flora brasileira ameaçado de extinção.

Para contribuir na conservação da ipomoea cavalcantei e de outras espécies, a empresa Vale desenvolve um projeto de Estudo Fenológico de Espécies Vegetais da Província Mineral de Carajás.

Incluindo a Flor de Carajás, o projeto engloba 39 espécies, que recebem acompanhamento especial a partir de visitas quinzenais, observação, documentação fotográfica e registros em fichas de campo em um monitoramento contínuo do ciclo e desenvolvimento das espécies.

"Com a coleta destas informações, aumentamos nosso conhecimento sobre a vegetação endêmica de Carajás e analisamos a melhor forma de preservá-la", explica Jeus Silva, técnico ambiental do Instituto Ambiental Vale.

Hoje a ipomoea cavalcantei já é utilizada na recuperação de áreas mineradas como mais uma alternativa de preservar a espécie. "É muito importante manter programas de conservação do ecossistema regional, principalmente se tratando de uma espécie que só existe em Carajás", reforça Paulo Bueno, gerente de Meio Ambiente da Vale.

Exemplares no Parque Zoobotânico Vale
Como nem todos têm a oportunidade de apreciar a Flor de Carajás em seu habitat natural, já que se trata de uma espécie exclusiva de área de canga e aflora em áreas de difícil acesso, o Parque Zoobotânico Vale, localizado em Carajás, mantém um jardim de canga, onde os visitantes podem apreciar a beleza desta flor.

No Parque, na área de botânica, também são mantidos exemplares desidratados da espécie, bem como seus frutos e sementes, para facilitar a observação e compreensão dos visitantes sobre a vida e a reprodução da espécie.

"Além de contribuir para sua conservação, essa é uma forma de aproximar a comunidade da flora amazônica e estimular as pessoas a refletirem sobre a preservação ambiental", ressalta Tarcísio Rodrigues, biólogo do Instituto Ambiental Vale.

Saiba mais sobre a Ipomoea
Podendo chegar a medir mais de três metros, a ipomoea é uma planta vulgarmente conhecida como trepadeira e pertence à família botânica convolvulaceae.

Em Carajás, existe uma variedade de espécies de plantas que pertencem a esta família, porém três se destacam por sua beleza: a ipomoea cavalcantei, de coloração vermelha (a Flor de Carajás); ipomoea carajasensis, de cor lilás; e a ipomoea marabaensis, de coloração lilás claro. Dessas três, apenas a ipomoea carajasensis não é exclusiva da região sudeste do Pará, havendo registro de sua existência no Tocantins e na Bolívia. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: