terça-feira, 5 de maio de 2009

Produtores rurais da Apa recebem kits para implantação de pasto rotacionado

Produtores rurais da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Igarapé Gelado, em Parauapebas, recebem na manhã (das 9 às 11 horas) desta quarta-feira (6) kits para iniciar a estruturação de pastos rotacionados, a partir de uma nova tecnologia que permitirá o aperfeiçoamento do processo de criação de gado leiteiro na comunidade rural.

A iniciativa conta com parceria da Vale, Fundação Vale, Prefeitura de Parauapebas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Associação dos Produtores Rurais da Apa do Igarapé Gelado (Aproapa) e da Associação das Mulheres Camponesas Filhas da Terra.

Com a presença do superintendente da área de inclusão social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ricardo Ramos, a entrega dos kits marca uma fase importante na vida dos produtores: a instalação do pasto rotacionado, um sistema de criação de gado diferenciado que possibilitará o aumento da produção leiteira.

O sistema também trará outros benefícios, como a otimização no uso das pastagens, melhor nutrição do rebanho, aumento nos índices produtivos e reprodutivos, melhoramento genético dos animais com a utilização de um banco genético (15 touros, que serão divididos entre os produtores) e redução de gastos com limpeza e manutenção das áreas, possibilitando a redução de custos e o aumento da renda familiar.

Funcionalidades
O pasto rotacionado é uma tecnologia diferenciada que permite reunir, em menor espaço físico, um número maior de animais com melhor rendimento da produção leiteira. É uma metodologia pouco utilizada no Brasil, pois a maioria do gado é criada em áreas com grandes extensões.

O processo de produção consiste na divisão de uma área de pasto em “piquetes” – pequenos espaços reservados para a pastagem. Desta forma, o gado é colocado em um piquete, onde permanece por 36 horas e, após esse período, segue o revezamento entre as demais áreas. Ao chegar ao último piquete, o capim do primeiro foi renovado naturalmente e o ciclo recomeça. Um fio de arame eletrificado com baixa voltagem impede a saída dos animais da área delimitada.

Na Apa do Igarapé Gelado, os 55 produtores rurais implantarão o novo sistema de produção. Hoje, cada produtor ocupa uma área de 50 hectares, sendo que deste total apenas três hectares serão destinados à produção leiteira, onde acontecerá a instalação dos pastos rotacionados. Esta área será dividida em 13 piquetes, que possibilitarão a criação de até 25 animais.

Os kits contêm eletrificador de cerca elétrica de 50 km, dois mil metros de arame eletrix, seis catracas com isolador, 14 terminais de porteiras com isolador, seis metros de cabo subterrâneo, mais de 16 metros de tubo isolador, quatro hastes para aterramento e dez metros de mangueira cristal.

A entrega dos kits vai acontecer nas instalações da futura Estação Conhecimento da Apa do Igarapé Gelado, na zona rural. O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, confirmou presença no evento.

______________________________
Atualizado em 07/05, com informações e imagens sobre o evento

Presenças

Prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen; presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz; vice-prefeito Afonso Araújo, vereadores Wolner Wagner e José Adelson; secretários municipais de Obras, João Fontana, e da Fazenda, Milton Schneider; superintendente da área de inclusão social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ricardo Ramos; chefe local do ICMBio, Frederico Drummond; presidente da Aproapa, Antonio Alves de Souza, o "Neguinho"; representantes da Vale, comunidade rural, além dos pequenos produtores rurais que foram beneficiados com os kits para construção de cerca elétrica.

Falação
Silvio Vaz: "A Estação Conhecimento é um projeto muito importante para a comunidade rural aqui na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Igarapé Gelado, porque vem com uma gama de filosofia diferenciada, transformando-se numa escola de agente de desenvolvimento da comunidade, organizando a produção agrícola e dando apoio técnico aos produtores. Serve também como centro de desenvolvimento humano e econômico para as famílias dos agricultores da região. O projeto Estação Conhecimento está sendo viabilizado por meio de parceria com a Vale, Fundação Vale, Prefeitura de Parauapebas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Apa do Igarapé Gelado (Aproapa) e Associação das Mulheres Camponesas Filhas da Terra. A iniciativa tem por objetivo proporcionar educação rural, industrialização agrícola e comercialização dessa produção, além de apoio ao gado leiteiro, como está ocorrendo hoje aqui, com a entrega de kits aos produtores rurais para implantação de pasto rotacionado. A previsão é que o complexo seja inaugurado aqui na Apa até o começo de agosto deste ano".

Antonio Alves de Souza, o “Neguinho”: "A entrega destes kits hoje para os pequenos produtores da Apa representa um ato muito importante na luta da comunidade em busca de melhores condições para o homem do campo. Além do gado leiteiro, os colonos produzem aqui também mecanização agrícola, lavoura variada, piscicultura, fruticultura, entre outras culturas. Com a inauguração da Estação Conhecimento, prevista para o final de julho e início de agosto, a comunidade rural vai ter à disposição escola técnica agrícola e todo suporte de apoio educacional para a agricultura familiar".

Prefeito Darci Lermen: "Um de nossos grandes compromissos de governo é com o homem do campo, por causa de sua importância estratégica de produzir e levar alimento de boa qualidade para a cidade. Por isso, a prefeitura está à frente desse projeto como parceira, levando educação e apoio para a zona rural. Para se ter uma ideia da importância que têm os pequenos produtores rurais para o município, antes mesmo de o projeto Estação Conhecimento ser inaugurado, eles já começam a ser beneficiados com kits para implantação de pasto rotacionado. Isso é só o começo, pois se trata de um projeto piloto. Sabemos que esses benefícios estão chegando à região depois de muita luta, reivindicação e paciência desta comunidade".

Fotos: Waldyr Silva

Autoridades e convidados

Silvio Vaz, presidente da Fundação Vale

Prefeito Darci entrega documento do kit para colono

Peças de kit para cerca elétrica expostas

Estação Conhecimento será inaugurada em agosto

Nenhum comentário: