quarta-feira, 15 de abril de 2009

Novo medicamento é eficaz no controle da psoríase

Melhora chega a 100% em alguns casos e pode durar até 2 anos

Um novo medicamento que começa a ser utilizado está se revelando como o mais eficaz no tratamento da psoríase.

No Brasil, um seleto grupo de 45 médicos participou do treinamento para utilização do medicamento Infliximab. Entre eles, estavam dois dermatologistas de Rio Preto.

A psoríase é uma doença da pele, não contagiosa, que atinge 2-3% da população mundial e acaba provocando em muitas pessoas problemas de ordem emocional porque, esteticamente, não é apresentável, chegando até a provocar interferência na vida social do paciente.

De acordo com o dermatologista Carlos Roberto Antonio, professor responsável pela Cirurgia Dermatológica da Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto e titular da Clínica Centro da Pele, o medicamento Infliximab promove uma melhora geral e completa em 90% dos casos.

“Os outros tratamentos não apresentam resultados tão bons quanto este novo medicamento que, mesmo na forma mais grave da doença ou em áreas extensas do corpo, promove uma melhora quase total em um período de apenas um a três meses”, afirma o dermatologista.

O Infliximab é aplicado em três sessões que devem ser feitas em hospitais ou clínicas autorizadas. Os médicos Carlos e João Roberto Antonio, também do Centro da Pele, fizeram parte do grupo de médicos brasileiros que participaram de treinamentos em Brasília, tornando-se aptos a aplicar o medicamento.

Segundo os dermatologistas, as aplicações são feitas duas e seis semanas após a primeira aplicação. Os efeitos são prolongados, podendo chegar a até dois anos de melhora. Porém, segundo Carlos Roberto, se for feita uma manutenção com aplicações semestrais programadas do novo medicamento, os efeitos são permanentes e a psoríase pode não retornar.

A psoríase atinge indistintamente homens e mulheres. Caracteriza-se pelo aparecimento na pele de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. Muitas vezes, essas lesões se localizam apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Em outros casos, as lesões podem se espalhar por toda a pele do corpo.

A causa da psoríase ainda é desconhecida, porém normalmente o aparecimento dela inicia-se após um trauma emocional ou stress mais intenso. Este desgaste emocional alteraria o sistema imunológico (defesa do corpo) que normalmente deveria proteger a pessoa, porém passa a agredir a própria pele.

O medicamento Infliximab inibe esta ação do sistema imunológico tornando-se, portanto, bastante eficaz na intensa melhora da psoríase. (Fonte: Aqui)

28 comentários:

Celso Alves disse...

Só por curiosidade (sou portador de psoríase leve) liguei na farmácia, e eles tem o medicamento, com o nome comercial de REMICADE, com custo de R$ 3.780,00 a ampola de dez miligramas. Será que tem algum laboratório querendo se dar bem em cima da desgraça alheia? Com a palavra...

Unknown disse...

Prezado Waldyr Silva, como esta!

Parabéns pela iniciativa de levar com o seu conhecimento jornalístico informes sobre tecnologia á população que segue seu jornalismo.
Ao Celso pelos comentários sobre custo de medicamentos.
E aqui apresentamos o nossa laboratório que trabalha com desenvolvimento de fármacos para psoríase.
www.mclab.com.br
Qualquer dúvida escrevam para o Dr. Tiago Mercurio nosso farmacêutico responsável.
att.

Ricardo Chagas
Diretor Executivo
Mercurio & Chagas Lab

Anônimo disse...

Não tenho duvida disso que estão explorando a desgraça alheia.

Tenho 45 anos e desde os 20 vinha sofrendo com este mal que atacava o couro cabeludo. Gastei muito dinheiro usando os medicamentos que dermatologistas prescreviam, até que um dia sem dinheiro para comprar o remédio que usava,(110,00) resolvi experimentar um creme muito barato por conta própria faz 5 anos. Custa apenas R$9,00. Para a minha surpresa o remédio se mostrou eficaz. Foi aí que descobri que os anteriores me faziam muito mal(taquicardia sumiu). O creme é um corticoide mais leve com efeitos colaterais timidos (um pouco de irritabilidade), pelo menos no meu organismo. Não entendo até hoje porque os médicos em 20 anos nunca tentaram fazer o tratamento com este creme barato.
Não sei se posso postar aqui o nome generico do medicamento. Se alguém se interessar mande um contato por e-mail: partnersgospel@yahoo.com.br

Ahh! Se isto servir de consolo, 90%dos portadores de psoriase tem QI elevado ou são pessoas que refletem muito sobre tudo.

amarilis disse...

espero entao que este remedio fique mais barato,pois muita gente podera melhor ou se curar para sempre,eu tenho psoriase palmo plantar,e dificil nao poder andar de sandalias,arrumar as unhas tenho passado por momentos pessimos comico mesma!que deus ou um destes medicos me chame para ser uma cobaia deste remedio!que deus me ajude,pois nao tenho dinheiro para comprar!meu nome e Amarilis


Anônimo disse...

S alguem souber de uma nova pomada que seja noa por favor manda-me

Anônimo disse...

Ola, uso Protopic, e mto boa e eficaz nao contem corticoide e nem cotizona. E um pouco cara mais vale a pena.

Unknown disse...

Por favor me envie o nome do creme.
Obrigado

Unknown disse...

Por favor me envie o nome do creme.
Obrigado

Anônimo disse...

Nome do creme no meu relato acima em que fiquei em duvida se deveria informar no texto.

Trata se de PROPIONATO DE CLOBETASOL (Generico)

Anônimo disse...

meu dermato receitou Halobex, começo a fazer o uso hoje. paguei 10 reais no creme.

os primeiros sintomas de psoriase, apareceram em dezembro de 2013.

tomei injeção de diprospan e tive uma melhora, achei q não teria mais, porém 20 dias depois começaram a voltar as manchas vermelhas, tomei uma 2ª dose com 20 dias da primeira, melhorou por uns 10 dias, depois voltaram, fiz a biopsia e agora passo a usar esse creme.

vamos ver o que acontece.

Zilma Carvalho disse...

Olá, me chamo Zilma, descobri a Psoríase no dia 23 de Janeiro de 2014 quando o médico me falou "É PSORÍASE E NÃO TEM CURA"... meu mundo caiu, quase morro de chorar. Procurei na internet remédios eficazes, mas, nada. Até que "catitando" os sites novamente encontrei esse blog. Uma luz se acendeu no fim do meu túneo.

rodrigo disse...

pessoal.
Não existe pomada para psoríase melhor do que a daivobet. Porém, seu valor é elevado( cerca de 70 R$). Eu tenho psoríase no corpo todo e não é viável. A segunda e melhor opção, com certeza é a clobetasol pomada(cerca de 8 R$), tambem tem um efeito muito bom. Mas atenção!!!! As duas pomadas acima citadas, não deve ser usada por longo prazo,corticóides. pesquize a respeito, eles são muito ruins a longo prazo, afinam a pele. Mas aconselho o uso por períodos pequenos e muito banho de sol e hidratante. Um dos melhores hidratantes do mercado é o fisiogel. Espero ter ajudado. abraços.

Anônimo disse...

Tambem descobri a psoriase em minha pele ja faz uns 5 anos depois de uma corrida por varios dermatologistas com a minha pele toda ferida,pensando que era apenas mais uma alergia a alguma coisa... Fiquei muito triste quando descobri que tinha uma doença tão feia e sem cura, logo eu que adorava ir a praia e piscina de bikini, Porque a doença atacou todo o meu corpo, principalmente as pernas, braços e cabeça. Desde então, nunca passei um so dia com a minha pele completamente limpa como era antes!!! E isso me incomoda muito, pois coça bastante e fere a minha pele.
Costumo usar esse propionato de clobetasol,quando esta muito afetada, mas sei que não se pode usar sempre,pois afina muito a pele e não resolve o problema. Fico feliz em saber de outros medicamentos, vou procurar experimenta-los....
Nilva

Anônimo disse...

tenho psoriase a vinte anos e a unica pomada que me ajuda a controlar essa doenca e a dipropionato de betametasona.

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa do blog...tenho psoriase a 35 anos, cansei, por muito tempo fico sem fazer ou passar nada. Neste mês quero voltar ao dermatologista, ver o que há de novo, vou criar coragem para começar um novo tratamento.Minha mensagem positiva para todos que postaram no blog, há como cuidar, é só não desanimar.
abraços
NIVALDO SP

Anônimo disse...

Caros colegas, tenho psoríase já faz uns 15 anos. A minha é moderada, mas me incomoda muito.

Eu não sei qual o grau de conhecimento de cada um sobre a doença, mas deixo aqui o meu apelo. EXISTE ARTRITE PSORIÁTICA

Eu passei muito tempo com a psoríase de pele e depois de muito tempo começaram a aparecer os sintomas da artrite.
Sofri e sofro muito com isso.

Pelo amor de Deus, fiquem atentos com dores articulares, principalmente nas mãos e pés, também com uma sensação de "febre" nas mãos. Se sentirem isso vcs devem ir à um bom REUMATOLOGISTA.

Eu demorei para descobrir essa variação da Psoríase e com isso tive redução dos movimentos das mãos.

Bom... é isso, espero que ajude alguém.

Forte abraço e boa sorte!


Anônimo disse...

me chamo Cristina sofro com psoriase a 03 anos tenho nas mãos dedos cotovelos braços joelhos umbigo uso psorex,sola dos pês dedos dos pês minhas unhas chegam a descolar coça muito e se coçar dai doí muito já usei psorex ,trok e uma porção de pomadas que me indicaram psorex e trok é bom sim porem acompanhado do comprimido metraxato, eu tomo as 2ª feira de manhã . a tarde e erça pela manhã ,de 4ª feira a domingo tomo acido folico isso ajuda muito a controlar , já fiz 30 seções de luz ultra violeta no começo melhorou depois começou a queimar a pele é isso gente só que esse remédio tem que ser receitado pelo medico pois deixa a gente com pouca resistência,conversem com seu medico a respeito um abraço a todos

Anônimo disse...

Então pessoal, tenho psoríase há 4 anos, a do tipo gutata por todo o corpo. Há pouco tempo tive uma crise e comecei a fazer uso de um imunossupressor chamado ciclosporina (consultar um médico para a utilização desse remédio, pois como efeitos colaterais afeta os rins e pode causar problemas de pressão). Complementando o tratamento, comecei a fazer fototerapia com UVB e os resultados têm sido fantásticos.Quem tiver um pouco de curiosidade sobre esse tratamento vale a pena dar uma pesquisada. É lógico que cada corpo reage melhor a determinado tratamento, mas na minha condição que é uma psoríase do tipo instável (não sei se vem de forma leve ou grave), esse tipo de tratamento pra mim tem sido o mais apropriado, com resultados fantásticos em 1 mês.

Unknown disse...

Tenho psorīase e minha dermatologista me receitou o creme Acetado de dexametasona. Usando diariamente desaparece as lesões. Porém quando paro infelizmente volta.

Anônimo disse...

A psoríase se manifestou em mim a uns 15 anos e no começo fiz vários tratamentos com cremes, pomadas, shampoo e nada..., foi entao que comecei a usar o Acitretina, medicamento fornecido pelo SUS, devido seu valor ser elevado, fiz tratamento duas vezes com ele e a psoríase sumiu 100% do meu corpo todo, no entanto, sabendo dos fatores que desencadeiam as crises e não podendo me afastar do mesmo, pela terceira vez estou em crise, mas vou retornar o tratamento. Como outro medicamentos este é agressivo ao figado, apesar de vender em farmácias, mas seu controle e somente com receita especifica e após análise do seu medico.

Também complementei o tratamento com banho de sol de 08 às 10 e de 16 às 18 horas e uma ajudinha de psicologo para me ajudar a me aceitar como estou e que isso via passar.

Abraços

Anônimo disse...

Caros amigos, tenho psoriase a 20 anos, ja tentei de tudo e só agora descobri uma maneira simples de resolver esse nosso tormento. Deixe de comer qualquer coisa que contem gluten, inclusive cerveja, café, coca-cola e chocolate. Sua vida vai mudar.

Anônimo disse...

tenho psoríase desde os 14 anos, estou com 27, só digo o seguinte, quem tem psoríase e convive com ela é um guerreiro em meio a uma sociedade que te julga pelo externo. Tenho muitas crises, agora no momento estou sando halobex esta tendo um efeito muito bom pelo seu custo. Dica, banho quente faz mal demais, não bebo nada de álcool, no momento não sei o que está acontecendo mais estou melhorando demais eu tinha nas axilas e sumiu sem eu passar nada, pro couro cabeludo uso tarflex, primeiro lavo com um shampoo anti caspa e depois lavo com tarflex e deixo agir por 15 minutos, pra finalizar passo uma gota do shampoo normal na cabeça só pra tirar o aroma desagradável do shampoo, melhora de 95% no couro cabeludo. Usei tambem psorex, muito boa por sinal, mas preço digamos "elevado". Espero ter ajudado alguém, fiquem com Deus!

Alex.41santos@gmail.com disse...

Olá pessoal me chamo Alex tenho próprias a 15 anos no começo não aceitei pois sou muito vaidoso mas comecei a fazer o tratamento primeiro com daivobet daivobet propiciatório de clobetazol mtotrexato aritmética e por último etrenecept mas comecei a melhorar quando sai do emprego de muitos anos que roubava o meu tempo e o tempo da minha família hoje tenho o meu negócio saio passeio com minha família Abandonei o estresse Se você não se amar Você vai ser alvo fácil para baixa estima depressão Enfim espero que tenha colaborado com a doença aprendi a valorizar as coisa simples Abraço a todos

Anônimo disse...

Ola também tenho essa doença .O que os médicos falam é que ela causada pelo estress,mas se fosse teriam muitas pessoas com ela , curei a minha com chá de picão preto e folhas de mandioca , você deve lavar o local lesionado diariamente quanto mais vezes fizer mais rápido cura , o chá do picão pode ser tomado também.

Unknown disse...

Pode passar o nome do creme para adriananunes222@hotmail.com obrigada

daay disse...

se tomar chá picao cura msm obg estou desesperada

daay disse...

olá Boa noite estou com isso meu mundo desabou por favor gente me ajudar preciso de algo que melhore pois tá acabando cmg

Jaime disse...

Meu nome é Jaime.Tenho psiorise a mais de dez anos, meu médico me receitou o infliximabe devido ao valor muito elevado me encaminhou para o Centro de distribuição de medicamentos de uso específico do Estado do RJ. porém lá fui informado que eles não liberam o medicamento para a psiorise. Buscando informações descobri que há uma portaria de número 38 de 27 de Setembro de 2012 que não permite a liberação do medicamento. Alguém já pegou ou pega atualmente em algum programa gratuito.