quarta-feira, 8 de abril de 2009

Entidades buscam alternativas para diminuir índice de violência

Bariloche Silva

Representantes de entidades e órgãos públicos

Representantes da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), polícias Civil e Militar, Prefeitura e Câmara Municipal vêm se reunindo em busca de diminuir o índice de violência que vem ocorrendo ultimamente em Parauapebas.

Na reunião ocorrida no início desta semana, o encontro contou com a presença de Caliu Almeida, representante do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, órgão responsável pela possível implantação de um novo e moderno disque denúncia em Parauapebas, por meio do Movimento Parauapebense de Combate ao Crime.

De acordo com Caliu Almeida, a ideia* é se criar uma malha de defesa invisível em Parauapebas e outras cidades da região de Carajás, com sistema de disque denúncia inteligente e tecnologia para receber as denúncias da comunidade, através de ligações incógnitas e protegidas pelo anonimato.

“Iremos usar um programa computadorizado desenvolvido há mais de quatro anos e que já trouxe muitos resultados em várias partes do Brasil, além de projeto de bancos de dados estruturado em que qualquer relatório é aproveitado para a construção de dossiês”, explica Caliu Almeida.

Para o delegado de Polícia Civil André Albuquerque, a ação planejada pelas autoridades “é uma ferramenta que vai ser muito benéfica para o sistema de segurança pública que envolve não apenas os órgãos públicos, mas também toda a sociedade que vai nos alimentar de informações anônimas, importantes para a redução de crimes a curto e longo prazos”.

José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente da Acip, afirma que essa é mais uma iniciativa da entidade visando proporcionar, principalmente aos comerciantes e munícipes da cidade, uma vida mais tranquila* e com o índice de criminalidade cada vez menor.

“Estamos cientes dos problemas enfrentados por nós no dia-a-dia de Parauapebas. Esta nossa iniciativa em parceria com as autoridades vai proporcionar aos munícipes mais segurança e paz nas ruas”, enfoca Zé Rinaldo. (Fonte: Bariloche Silva)



* Acordo ortográfico

Nenhum comentário: