segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

José Sarney é eleito presidente do Senado


O senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado por 49 votos contra 32 do senador Tião Viana (PT-AC) nesta segunda-feira (2), e vai substituir no cargo o senador pelo Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves, também do PMDB.

Sarney adiou, na noite desta segunda-feira, a eleição da Mesa Diretora da Casa para a terça-feira, às 15 horas.

Aos 78 anos de idade (faz 79 em abril), Sarney vai comandar pela terceira vez o Senado. Os mandatos anteriores foram entre 1995 e 1997 e entre 2003 e 2005.

No cargo, Sarney vai administrar um contingente de 7,2 mil funcionários, entre efetivos e em cargo de confiança, e um orçamento anual de R$ 2,7 bilhões, superior ao da cidade de Porto Alegre. Ele apoiou um corte de 10% nesse valor em um discurso antes da eleição.

A vitória de Sarney pode abalar a base aliada do governo. O senador rompeu um acordo entre o governo e o PMDB, que previa a troca de apoio nas eleições da Câmara e o Senado e que vinha da legislatura anterior.

Em 2007, o PMDB apoiou a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara em troca do apoio do partido na eleição de Garibaldi Alves (PMDB-RN) à presidência do Senado. Com a maior bancada na Câmara e no Senado, o partido resolveu não ceder a vaga pacificamente ao PT

Câmara dos Deputados
O deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito em primeiro turno nesta segunda-feira (2), pela terceira vez, presidente da Câmara dos Deputados. Ele obteve 304 votos contra 129 de Ciro Nogueira (PP-PI) e 76 de Aldo Rebelo (PC do B-SP). Temer foi eleito para o cargo em 1997 e em 1999, tendo sido presidente por quatro anos. No total dos 513 deputados, 509 votaram.

O peemedebista formou uma ampla aliança com 14 partidos para chegar à presidência, unindo partidos do governo e da oposição.Em discurso na sessão na qual foi eleito, Temer defendeu que a Casa seja um centro de debates e contribua com soluções para a crise financeira.

“Quero fazer da Casa um centro de debates. A crise, que está nas nossas portas, vamos debatê-la aqui, usar a consultoria, trazer versados, debater, formular idéias para o país", prometeu.

A eleição de Temer é o cumprimento de um acordo feito pelo PMDB com o PT ainda em 2007, para eleger Arlindo Chinaglia (PT-SP). Pelo acordo, caberia agora ao PMDB indicar o candidato para o cargo. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: