sábado, 24 de janeiro de 2009

Estudo sobre financiamento da educação no governo Lula será lançado durante o FSM

Produzido a partir da análise dos investimentos em educação feitos pelo governo federal desde 2003, o primeiro número da revista “Insumos para o Debate” aborda o “Financiamento da Educação no Governo Lula”. A publicação será lançada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação no próximo dia 29, às 12 horas, na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante seminário no Fórum Social Mundial (FSM), em Belém.

O estudo mostra, por exemplo, que tendo o Produto Interno Bruto (PIB) como referência, o Brasil investiu, em média, o equivalente a 4% de seu PIB em educação entre 1995 e 2005, sendo que no mesmo período o repasse anual destinado para o pagamento de juros da dívida pública variou de 4% a 7% do PIB.

A revista é composta por três textos escritos por Salomão Ximenes, coordenador do Programa Ação na Justiça da Ong Ação Educativa, pelo consultor educacional Luiz Araújo, e pelo professor da USP de Ribeirão Preto, José Marcelino Rezende Pinto. Uma das constatações dos autores é que as aplicações da União no setor estão aquém do necessário para um governo que diz priorizar a educação do país.

Outras atividades
A campanha realizará ainda outras três atividades durante o FSM. Na sexta-feira (30), às 8h30, um seminário discutirá o acesso, a qualidade e a obrigatoriedade do ensino médio. No mesmo dia, às 12 horas, acontece uma oficina sobre a Semana de Ação Mundial 2009, que este ano trabalhará com o tema “Educação de jovens e adultos a aprendizagem ao longo da vida”.

Para encerrar, no sábado (31), às 8h30, a campanha fará celebração sobre a importância da educação de qualidade como direito para a vida das pessoas. Os três eventos acontecem também na UFPA.

O economista e ativista palestino Imad Sabi (Oxfam Internacional) participará de todas as atividades como comentarista, representando a direção da Campanha Global pela Educação. (Diones Soares)

Nenhum comentário: