sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Canaã – Secretário de Obras denuncia que recebeu frota sucatada

Fotos: Waldyr Silva

Esta área era depósito de lixo doméstico


Ruas estão recebendo melhorias de tráfego


Manoel Filho acompanha mutirão de limpeza

O novo secretário de Obras de Canaã dos Carajás, Manoel Barroso Valadares, popular “Manoel Filho”, denuncia que recebeu o órgão com a maioria dos equipamentos e máquinas sucatada, sem nenhuma informação nos HDs, apenas duas caçambas basculantes funcionando, ainda precariamente; duas patrois* e duas pás carregadeiras paradas, e tratores de esteira quebrados.

“Mesmo assim, com o apoio importante da população e de empresários locais, que cederam gratuitamente caminhões e máquinas para ajudar na limpeza da cidade, a secretaria vem fazendo um grande mutirão, recolhendo toneladas de lixo e entulhos das principais ruas dos bairros Novo Horizonte, Novo Paraíso, Shalon, Pintinho e outros”, explica o secretário, acrescentando que só vai parar com o mutirão quando deixar toda a cidade limpa.

“Manoel Filho” revela que só no sábado (dia 3), segundo dia do mutirão, para se ter uma ideia*, foram recolhidas 293 carradas de entulhos e lixo em caminhões trucados e transportadas para o lixão.

No bairro Novo Horizonte, existia uma grande área desabitada, nas proximidades da Escola Itakira, que estava sendo usada como depósito de todo tipo de lixo doméstico, mas já foi totalmente limpa pela prefeitura.

De acordo com Valdivino Eterno de Freitas, residente na rua Cumaru nº 86, próximo da área, o fedor do lixo vinha perturbando a vizinhança e até deixando algumas crianças doentes. Ele aproveitou a presença da reportagem para agradecer a iniciativa do prefeito Anuar Alves da Silva, que mandou limpar a área e colocar placa proibindo a população de jogar lixo e entulho no terreno.

Questionado sobre a quantidade de servidores encontrada na secretaria, o secretário de Obras informou que encontrou 8 servidores concursados e está contratando mais de 60 funcionários para serviços diversos.

Sobre a frota de máquinas encontrada, o secretário disse que está fazendo levantamento da situação, para então o prefeito decidir se manda consertar as defeituosas ou se faz leilão das mesmas e adquire nova frota.

* Acordo ortográfico

3 comentários:

Anônimo disse...

Ele não conta que a area que eles limparam, é do Sr. Maia area particular, estão gastando dinheiro publico para agradar donos de loteamento, pois os memsmo é que teriam de limpar suas areas.
Abraços e parabéns pela imparcialidade.

Anônimo disse...

A desculpa desse governo são os HDS que sumirão, mas na realidade foram eles que desapareceram com os HDS só para não chamar os concursados.
prova essa é que o gestor anterior convidou eles para fazerem a transição, isso ta em oficio que eles se negaram a receber , mas foi entregue via cartório e eles não tem como negar.
Aguardem tempestade virão.

Solon Pereira

Anônimo disse...

Mas uma vez foi os HDS que sumirão, será que esse governo mas uma vez não vai ter competencia, porque , quando eles sairam em 2005 não deixaram nem os computadores, tenha paciencia não venham com desculpas todas as documentações estão na secretaria, por sinal o antigo secretario e suas cordenadoras continuam lotados trablhando como seus assessoresao.

Solon.Pereira