terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Carreata orienta população para combater mosquito da dengue

Waldyr Silva

Carreata percorreu principais ruas da cidade

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, que transcorreu no último dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado (28) uma grande carreata pelos principais bairros da cidade, chamando a atenção da população quanto a importância do combate ao mosquito vetor da dengue no município.

A concentração dos servidores da prefeitura ocorreu pela manhã na Praça de Eventos, de onde saiu a carreata com bonecos representando o mosquito da dengue pelas ruas 5, A, 14, Rio de Janeiro, Sol Poente, Santa Maria, Marabá, JK, Rua do Comércio, Sol Poente, 16, E e terminando na Praça de Eventos.

Durante o trajeto, os servidores e voluntários fizeram panfletagem, entregaram folders com informações sobre o combate ao mosquito da dengue e soltaram fogos de artifícios, chamando a atenção da comunidade.

De acordo com Evaldo Benevides, secretário municipal de Saúde, o combate ao mosquito da dengue deve acontecer dentro da casa de cada um dos habitantes de Parauapebas, uma vez que este ano foram registradas duas mortes causadas por dengue hemorrágica.

O secretário lamenta que algumas pessoas ainda achem que para combater a dengue basta tomar tilenol, “mas não é assim, pois é necessário que o paciente procure o hospital e, principalmente, faça a prevenção, limpando os quintais e conscientizando os vizinhos a fazer o mesmo”.

Segundo a enfermeira Núbia Lima, coordenadora da Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, no mês de outubro deste ano o índice geral de infestação da doença em Parauapebas chegou a 3,8 casos entre 1000 pessoas.

A enfermeira explica que os bairros Maranhão, Cidade Nova, Liberdade, Beira Rio, Bela Vista e Betânia apresentaram índices maiores, chegando a 7,6 casos, enquanto o Ministério da Saúde preconiza apenas 1 caso da doença entre grupo de 1000 pessoas.

Nenhum comentário: