sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Criado Dia Nacional do Vaqueiro

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (30) a Lei 11.797/08, de autoria do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), que cria o Dia Nacional do Vaqueiro.

A data será comemorada em 29 de agosto, data em que, em 1944, foi realizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, na cidade de União, no Piauí.

A lei proposta por Nazareno foi aprovada pela Câmara e pelo Senado e assinada, sem vetos, pelo presidente Lula. Na opinião de Nazareno, o vaqueiro é uma figura representativa da cultura brasileira, tendo em vista as profundas raízes desse trabalhador para a expansão brasileira rumo aos sertões. "Além da atividade de pastoreio, a esse personagem estão vinculadas a arte do couro, as habilidades eqüestres e também a música", assinala o parlamentar.

Em parecer conclusivo, a Comissão de Educação do Senado elogiou a iniciativa do deputado, lembrando que o Congresso Nacional já aprovou celebrações as mais diversas, "mas faltava, ainda, uma que contemplasse esse verdadeiro herói dos sertões".

Um comentário:

Anônimo disse...

Não entendo,segundo a Fundação Padre João Câncio na Pessoa de Helena,viuva do Padre João Fundador da Missa do Vaqueiro de Serrita - PE,disse que o dia Nacional do Vaqueiro seria no dia 20 de Julho em Homenagem a RAIMUNDO JACÓ.Afinal de contal qual é o verdadeiro dia do Vaqueiro é 29 de Agosto ou 20 de Julho