quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Brasil reúne 192 países contra a exploração sexual

O Rio de Janeiro sedia entre os dias 25 e 28 de novembro, no centro de convenções Riocentro, o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento pretende reunir representantes de governos, organizações não-governamentais, atores do sistema de garantia de direitos, militantes, formadores de opinião, acadêmicos, empresários, artistas e adolescentes protagonistas de vários países.

O objetivo é fortalecer a integração das redes de enfrentamento mundiais, mobilizando e encontrando novos caminhos para a efetivação das políticas que garantam o fim da violência sexual de meninas e meninas.

No Brasil, o congresso acontece com uma perspectiva diferente das versões passadas que ocorreram na Suécia e Japão. Nesta edição, os principais objetivos são o combate às novas formas de exploração - pela internet e pelo tráfico de pessoas - e também deliberar sobre a responsabilidade dos diversos segmentos da sociedade envolvidos no enfrentamento ao fenômeno.

Com o tema "A garantia de direitos da criança e do adolescente e sua proteção contra a exploração sexual - por uma visão sistêmica", o evento visa chamar a atenção dos governos e promover articulações e políticas setoriais junto aos representantes do legislativo, da família, sociedade civil e setor privado.

Nenhum comentário: