terça-feira, 30 de setembro de 2008

Situação da água em Parauapebas (IV)

d) Construção de Estação Elevatória de Água Tratada
Para levar a água tratada da estação de tratamento de água para o reservatório do bairro Betânia, foi necessário a construção de uma estação elevatória de água tratada, com a finalidade de fazer o bombeamento da água até o reservatório e conter o desnível, já que o reservatório do Betânia se localiza atrás do morro das Torres, e bem acima da cota de adução de água tratada da ETA.

Nesta elevatória foram instalados dois conjuntos motor-bomba de 250 CV e capacidade de bombeamento de 760 m3/h (essa vazão é para cada um dos conjuntos, vistos que os mesmos operam alternadamente), e a mesma foi projetada para atender a uma população de 86.400 habitantes, isso quando do seu funcionamento por completo, porque hoje ela funciona com apenas 50% de sua capacidade operacional.


Elevatória de água tratada, localizada no Loteamento São José, na área da Estação

e) Construção de torre de carga
Para que fosse vencido o desnível do terreno e manter a pressão na rede de adução de água tratada (adutora que leva água para abastecimento do reservatório do bairro Betânia), foi construída uma torre da carga localizada num morro próximo ao bairro Nova Vida.

Essa torre de carga serve como câmara de contenção de desnível para a água que é bombeada da estação elevatória de água tratada para que possa seguir por gravidade até o reservatório do Betânia, diminuindo os custos operacionais do sistema com bombeamento.


Vista da torre de carga no morro do bairro Nova Vida

f) Instalação de rede adutora de ferro fundido
Para conduzir toda a água produzida na ETA, e que passa tanto pela elevatória quanto pela torre de carga, foram instaladas mais de 8.000 metros de adutoras de ferro fundido, que tem a função de abastecer o reservatório de água do bairro Betânia (RAP 02). O material que a adutora foi construída tem uma resistência e durabilidade maior (ferro fundido).

5. OBRAS EM ANDAMENTO (2008)
Com base no planejamento de expansão e melhorias operacionais no sistema de abastecimento de água, e também como forma de procurar resolver o problema da intermitência no fornecimento de água na cidade, foi contrata uma outra consultoria com uma equipe de projetistas especializados na construção e operação de estações de tratamento de água.

O sistema apresentado pelos projetistas para as novas estações foi baseado em uma nova tecnologia do tratamento de água denominada de dupla filtração, de fácil operação e muito utilizada hoje em dia no Brasil.

As estações serão todas automatizadas, desde a captação até o processo de desinfecção da água, facilitando a manutenção e operação do sistema e melhorando a eficiência operacional.

Foi proposta então em conjunto com o Saaep a construção de três novas estações de tratamento de água, com produção estimada na ordem de 360 L/s, dobrando assim a capacidade produtiva do atual sistema. Só que no ano de 2008 só se iniciou a construção das ETAs do bairro Liberdade II, que terão uma capacidade de vazão de 240 L/s, ficando a ETA do Caetanópolis para outra etapa. (continua)

Nenhum comentário: