quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Servidores da Adepará entram em greve nesta quinta-feira

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) de todo o estado entram em greve a partir desta quinta-feira (4), sob a alegação de que o governo não cumpriu o acordo firmado durante a última greve dos servidores, em maio deste ano. A paralisação é por tempo indeterminado.

A decisão sobre o movimento grevista foi tomada em assembléia-geral da categoria. “Não agüentamos mais. A insatisfação aqui é total. Nossos projetos estão parados. Se uma praga atingir o estado não teremos condições de trabalhar para conter essa situação”, denuncia Luiz Carlos Moura, da coordenação de greve.

Segundo Moura, os principais pontos do acordo que não foram cumpridos são a aprovação do plano de carreira, cargos e salários, a fim de recuperar as perdas salariais acumuladas; adicional por insalubridade; e gratificação por dedicação exclusiva. “Essa pauta de reivindicações era pra ser cumprida em junho, mas até agora não recebemos nada”, disse Luiz Carlos.

“Além disso, queremos o pagamento do abono de interiorização, setor onde a maioria dos funcionários trabalha, cerca de 80% do quadro funcional', explica o coordenador, acrescentando que a agência possui 1.080 funcionários em todo o Pará.

Outra reivindicação é a mudança de cargo dos técnicos em defesa de inspeção. “Queremos a transformação para o cargo de fiscal estadual agropecuário”, exige Luiz Carlos.

Com a paralisação, ficam prejudicadas as emissões da Guia de Transporte Animal (GTA), documento obrigatório para que as cargas de transportes de animais possam ultrapassar a divisa para outros estados; fiscalização de cargas vegetais e de alimentos em geral; vacinação de animais; embarque de gado para a Venezuela, entre outros. (Fonte: Portal ORM)

Nenhum comentário: