terça-feira, 2 de setembro de 2008

Leitura é tema do desfile de 7 de Setembro

A temática do desfile de 7 de Setembro deste ano é “Uma viagem fascinante pelo mundo da literatura”. De acordo com Vera Lúcia Fernandes, coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile vai ser extremamente pedagógico. “Queremos passar uma mensagem à população que estamos trabalhando nas escolas e plantando a sementinha da leitura em cada um de nossos pequeninos”, enfatiza.

Apoiada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a proposta pedagógica do desfile levanta a bandeira de que ler é preciso, ressaltando a idéia de que os livros passem a fazer parte da rotina do aluno, não como obrigatoriedade, e sim como livre opção de ler por prazer.

A leitura, de fato, enriquece a alma e a vida na observação atenta a personagens, lugares, comportamentos, ações, cultura, linguagem, vocabulário. São tantas informações – tanta coisa a notar, experimentar, sentir, refletir, aprender – que levam a viagens, a devaneios, a análise da vida alheia e da própria vida.

Cerca de 2.300 alunos participarão da parada cívica, que será realizada na rua E, em frente à Praça de Eventos, a partir das 8 horas de domingo (7). Além das escolas públicas, escolas de ensino privado e entidades, como Apae e Sorri, se farão presentes às comemorações. Ao todo, 36 delegações (escolares, de movimentos sociais e da sociedade civil organizada) estão confirmadas para o desfile de 7 de Setembro.

Segundo Vera Lúcia, a organização do desfile teve início no mês de março. De lá para cá, inúmeras reuniões foram realizadas. “Vamos mostrar como estamos trabalhando a leitura nas escolas, os projetos oferecidos à comunidade escolar, a importância da inclusão social, a leitura oral, a história e o surgimento do livro, entre outros”.

Escritores também serão lembrados, como é o caso de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, Machado de Assis, resgatando ainda as lendas e mitos da Amazônia, escritores paraenses e a literatura de Parauapebas.

As escolas da zona rural que estarão presentes ao ato cívico são: Crescendo na Prática (Palmares II), Paulo Freire (Palmares I), Antonio Vilhena (Cedere I), Gonçalves Dias, 18 de Outubro e Monteiro Lobato.

O desfile na zona rural acontece na próxima quinta-feira (4), na Vila Sansão, com a apresentação da escola Alegria do Saber. (Fonte: Semed)

Um comentário:

Eldan de Lima Nato disse...

"a idéia de que os livros passem a fazer parte da rotina do aluno" é muito boa, mas se tratando de um evento cívico que mobiliza toda a sociedade, o foco poderia ser mais amplo, mesmo tendo o mesmo tema.
Bela matéria, Waldir!
Abraço!