segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Troca de operadora com manutenção de número de celular começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (1º) a implantação da portabilidade nas telefonias móvel e fixa em vários estados. A mudança permitirá aos brasileiros trocar de operadora sem perder o número do telefone.

A portabilidade será implantada aos poucos e só valerá para todo o país a partir de março de 2009.

Pelo modelo adotado, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. O usuário pode desistir da mudança em até dois dias úteis, a partir da solicitação. Se isso não acontecer, a operadora escolhida encaminha o pedido e os dados do usuário à empresa que administra o serviço de migração, a ABR Telecom. A migração acontece em até cinco dias úteis. A partir de março de 2010, esse prazo cairá para três dias. Segundo a Anatel, a troca custará R$ 4, que serão pagos à ABR Telecom. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, no entanto, disse que as empresas que estão "ganhando" o cliente poderão optar por pagar a tarifa.

O presidente da Anatel explicou, porém, que o custo de R$ 4 para a troca da empresa vale somente para os 16 milhões de consumidores que podem realizar a operação em um primeiro momento. Quando a portabilidade chegar aos grandes centros urbanos, disse o presidente da Anatel, esse valor poderá ser revisto.

Nenhum comentário: