segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sebrae inaugura na próxima sexta-feira Centro de Gemas e Jóias em Parauapebas

A direção do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Pará (Sebrae-PA) inaugura às 10 horas da próxima sexta-feira (29), na rua Afonso Pena nº 1141, bairro Altamira, o Centro de Gemas e Jóias de Parauapebas.

O evento contará com as presenças dos diretores do Sebrae no Pará, Hildegardo Nunes, Cláudio Ribeiro e Vilson Schuber, membros do Conselho Deliberativo e gerentes da instituição; representantes do Ministério da Integração, do Governo do Estado, do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igma), da prefeitura municipal e dos outros parceiros do projeto Gemas e Jóias nas regiões de Marabá e Redenção, coordenado pelo Sebrae/PA, através do qual a unidade foi construída.

De Parauapebas, o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Hildegardo Nunes, representantes do Ministério da Integração e do Igama seguem para Floresta do Araguaia, onde, às 16 horas do mesmo dia, haverá a inauguração da Oficina da Associação Comunitária dos Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia (Acoal).

Centro de Gemas
A Unidade Produtiva de Gemas e Jóias de Parauapebas irá funcionar de forma compartilhada, isto é, os interessados podem se enquadrar como sócio-quotistas, que investem recursos financeiros a fim de obter ganhos de capital; ou sócio-produtor , aquele que utiliza as instalações do centro para trabalhar, ganhando por produção.

Na unidade também haverá a figura do aprendiz, alunos formados nos cursos ministrados na unidade, remunerados pelo que produzem durante os cursos. Só depois de treinados podem se tornar sócio-produtores.

Também existe a possibilidade de haver parceria com lapidários e ourives que trabalham por conta própria em seus estabelecimentos, utilizando a estrutura do centro para descentralizar a produção, possibilitando aumentar o volume de clientes e conseqüentemente seus ganhos, melhorar e inovar seus produtos, além da formação de mão-de-obra para a atividade.

Parceiros do projeto
Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (Adelisp)
Prefeitura Municipal de Parauapebas
Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PA)
Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Marabá)
Centro Federal de Ensino Tecnológico do Pará – CEFET (Marabá)
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos do Ouro e Metais Preciosos de Minerais Não-Metálicos de Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás (Metabase)
Cooperativa Mista de Mineração dos Garimpeiros Proprietários de Catas de Serra Pelada Ltda. (Coompro)
Cooperativa de Gemas (Coopergemas)
Cooperativa de Beneficiamento de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral e Orgânico de Parauapebas (Art’Scoop)
Ministério da Integração Nacional

Silvaneide Guedes (Assessora de Comunicação do Sebrae/PA)

Nenhum comentário: