segunda-feira, 14 de julho de 2008

Santuários bahá’ís são declarados Patrimônio da Humanidade

O Comitê da Unesco para o Patrimônio Mundial anunciou, no Canadá, a classificação dos lugares sagrados bahá’ís em Haifa e na Galiléia Ocidental como Patrimônio da Humanidade. Estes lugares sagrados bahá’ís juntam-se a uma lista de lugares internacionalmente reconhecidos como a Grande Muralha da China, as Pirâmides, o Taj Mahal e Stonehenge.

A lista do Patrimônio Mundial da Unesco inclui diversos lugares de importância religiosa global, como o Vaticano, a Cidade Velha de Jerusalém e os restos das estátuas budistas de Bamiayn no Afeganistão. Os dois santuários bahá’ís são os primeiros locais ligados a uma tradição religiosa recente a ser adicionados à lista da Unesco.

Esses dois santuários – um perto de cidade de Akka (também reconhecida como Patrimônio da Humanidade) e outro no Monte Carmelo (foto) , em Israel – são os lugares onde repousam os restos mortais de Bahá'u'lláh e do Báb, os fundadores da Fé Bahá’í.

Os baha’ís acreditam que Bahá'u'lláh e o Báb foram mensageiros de Deus. Os santuários são local de peregrinação. O túmulo de Bahá'u'lláh é o ponto focal das orações dos bahá’ís de todo o mundo, e tem uma importância comparável ao Muro das Lamentações para os judeus ou a Kaaba para os Muçulmanos.

Bahá'u'lláh foi exilado para Akka, que na época fazia parte do Império Otomano, onde veio a falecer em 1892. O Bab foi executado no Irã em 1850, tendo seus restos mortais sido posteriormente transferidos para Haifa.

Os dois santuários são famosos pelos jardins que os rodeiam. Além de serem visitados por peregrinos bahá’ís, esses locais atraem centenas de milhar de visitantes e turistas todos os anos.

A lista de Patrimônio Mundial foi criada em 1972 pela Unesco com o objetivo de identificar, proteger e preservar locais de “patrimônio cultural e natural de proeminente valor universal”.
Até hoje, 184 nações assinaram a Convenção do Patrimônio Mundial que define as normas gerais para a seleção de locais. Hoje existem mais de 850 locais reconhecidos, incluindo áreas naturais como o Serengueti na África Oriental e a grande barreira de coral na Austrália.

O Comitê do Patrimônio Mundial é composto por 21 países signatários da Convenção do Patrimônio Mundial, e reúne-se anualmente. A lista anunciada dia 8 do corrente inclui 19 lugares culturais (onde se inclui também a antiga fortaleza portuguesa de Malaca) e 8 lugares naturais. (Fonte: Povo de Bahá)

Nenhum comentário: