terça-feira, 29 de julho de 2008

Canaã dos Carajás apresenta crescimento socioeconômico

Diagnóstico socioeconômico realizado pela Vale mostra que Canaã dos Carajás registrou, em 2007, crescimento do emprego formal, da renda familiar, do nível de escolaridade, além de avanços na área de saneamento básico.

Os projetos minerais da empresa no município e todo um conjunto de outras atividades que o setor mineral atrai para a região estão entre os responsáveis por esse crescimento, que levou a cidade a saltar mais de 2.033 posições no ranking dos municípios que mais evoluíram no PIB (Produto Interno Bruto), no ano de 2005, segundo o IBGE.

O diagnóstico é resultado de uma pesquisa censitária, realizada no primeiro semestre do ano passado pela empresa Diagonal Urbana, contratada pela Vale. Os números de 2007 formam uma série histórica de três anos, composta pelos diagnósticos anteriores de 2003 e 2005.

O estudo pode ser utilizado como um instrumento importante para o fornecimento de informações ao poder público local e à Vale, que têm a oportunidade de conhecer as características da cidade e promover discussões sobre o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

O trabalho revelou o crescimento do número de emprego com carteira assinada entre a população com idade igual ou superior a 16 anos. Em 2003, o índice foi de 34,5%, caindo para 25,9% (2005) e agora apresentando o índice de 33,4% (2007).

De acordo com a coordenadora Lúcia Paulin, da Diagonal Urbana, a explicação para os bons resultados deve-se à diversificação econômica do município. "Esse crescimento deve-se à diversificação econômica do município, com a entrada de novos negócios na região", afirma.

Renda familiar x PIB
A renda familiar também apresentou crescimento e, com maior poder de compra da população e economia aquecida pela atividade de mineração, a cidade de Canaã foi responsável por um feito inédito: saltou nada mais que 2.033 posições no ranking dos municípios que mais evoluíram no PIB, segundo informações do IBGE e da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Pará (Sepof), divulgados no início deste ano.

A cidade saiu da 2.457ª para a 424ª posição, referente ao ano de 2005. De acordo com o IBGE, a explicação está nos novos ciclos de expansão da atividade mineral da Vale na região. A empresa desenvolve no município o projeto de cobre, com a mina de Sossego e uma mina de níquel, denominada de Níquel do Vermelho.

Escolaridade e saneamento
O nível de escolaridade da população de Canaã dos Carajás melhorou significativamente. A população com idade igual ou superior a 15 anos, que concluiu o ensino médio, aumentou de 25,7% em 2005 para 29,3% em 2007. O índice de pessoas com nível superior completo passou de 1,6% para 2,7% no mesmo período. Também aumentou o índice de pessoas que voltaram à sala de aula para dar continuidade aos estudos, através do EJA (Educação de Jovens e Adultos), passando de 0,8% para 1,6%.

A pesquisa também revelou avanços nos índices referentes à área de saneamento da cidade (rede de água e esgoto) em função da implantação do sistema no município, resultante do convênio da Vale com a Prefeitura. Atualmente, 24,9% dos imóveis utilizam água canalizada e 16,9% dos imóveis estão com o esgotamento sanitário ligado à rede básica de saneamento.

Histórico
No estudo de 2007 foram estabelecidas comparações que revelam as características da população (total de habitantes, educação, saúde, renda, situação ocupacional), dos imóveis (tipo do uso do imóvel, saneamento básico) e dos estabelecimentos econômicos (ramo de atividade, faturamento bruto, capacidade de geração de empregos) de Canaã dos Carajás.

Como resultado das reuniões do primeiro diagnóstico (pesquisa de 2003), foi criado, em 2004, o Fórum de Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajás, composto por representantes da comunidade. Do Fórum, resultou uma Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás. Hoje, a Agência Canaã é formada por representantes do poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e ONG.

Para incentivar o envolvimento da sociedade, também está sendo discutida a criação do movimento “Canaã, como vamos?”. "A expectativa é que a sociedade se organize por meios de grupos temáticos (saúde, educação, infra-estrutura, segurança pública, desenvolvimento econômico, cultura e lazer) e utilize o estudo como ferramenta para discussão", ressalta Lúcia Paulin.

Um comentário:

Anônimo disse...

HEI VALDIR ? O RIBITA NAO TA MAIS NO PT. AGORA ELE É PMDB, OU SEJA ADVERSÁRIO !