domingo, 8 de junho de 2008

Cresce escalada de violência contra bahá'ís no Irã



Seis líderes bahá’ís no Irã foram detidos e levados à famigerada prisão de Evin, no final do mês, numa remoção ominosamente semelhante aos episódios ocorridos em 1980, quando grande número de líderes bahá’ís iranianos foram capturados de modo semelhante e mortos.

Os seis homens e mulheres, todos membros do grupo de âmbito nacional que ajudavam a prover as necessidades mínimas dos bahá’ís do Irã, encontravam-se em suas , quando agentes da inteligência do governo invadiram suas casas. Os agentes levaram até cinco horas vasculhando cada casa antes de levá-los.

O sétimo membro do grupo nacional de coordenação foi aprisionado no início de março em Mashhad, depois de ser convocado pelo escritório do Ministério da Inteligência daquela cidade, por causa de um assunto evidentemente trivial.

“Protestamos nos termos mais enérgicos contra a prisão de nossos companheiros bahá’ís do Irã”, declarou Bani Dugal, principal representante da Comunidade Internacional Bahá’í nas Nações Unidas, acrescentando que seu único crime é serem praticantes da Fé Bahá’í. “Especialmente perturbador é o modo como essa última remoção lembra a prisão indiscriminada dos membros de dois conselhos administrativos nacionais bahá'is no início dos anos 80 - o que levou ao desaparecimento ou execução de 17 indivíduos”, denunciou ela.

“As invasões às casas desses bahá’ís proeminentes estavam bem coordenadas, e está claro que representam grandes esforços de novamente atingir os bahá’ís e intimidar livremente a comunidade bahá'í iraniana”, disse a sra. Dugal.

Em 21 de agosto de 1980, todos os membros da Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Irã foram raptados e desapareceram sem deixar vestígio. Certamente foram mortos. A Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Irã foi reconstituída logo em seguida, mas novamente foi assolada pela execução de oito de seus membros em 27 de dezembro de 1981.

Vários dos membros de conselhos administrativos bahá'ís de âmbito local, conhecidos como Assembléias Espirituais Locais, também foram detidos e executados no início dos anos 1980, antes que um protesto internacional forçasse o governo a deter a execução de bahá'ís.
Desde 1979, mais de 200 bahá’ís foram mortos ou executados no Irã, embora nenhum tenha sido executado desde 1998.

Em 1983, o governo declarou ilegal todas as instituições administrativas formais bahá'ís. Assim, a comunidade bahá'í iraniana respondeu desmanchando sua Assembléia Espiritual Nacional, que é um conselho administrativo eleito, juntamente com cerca de 400 conselhos administrativos eleitos de âmbito local.

Os bahá’ís em todo o Irã suspenderam também quase todas as suas atividades organizacionais regulares. O grupo coordenador informal de âmbito nacional, conhecido como os Amigos, foi estabelecido com o conhecimento do governo para auxiliar a prover as diversas necessidades da comunidade bahá'í iraniana de 300.000 membros, que é a maior minoria religiosa do país.

Para ver as fotos e outros aspectos clique aqui: http://news.bahai.org/ (Fonte: Cidadão do Mundo)

Nenhum comentário: