domingo, 18 de maio de 2008

Integrantes do MTM invadem cooperativa em Serra Pelada


Integrantes do Movimento de Trabalhadores da Mineração (MTM) invadiram a sede da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), na manhã deste domingo (18), e expulsaram e espancaram o presidente da entidade, Waldemar Pereira Falcão.

Waldemar Falcão assumiu a Coomigasp depois da morte de Josimar Barbosa, assassinado no dia 7, em Marabá.

Durante o conflito, doze garimpeiros foram presos, entre eles o líder do MTM, Etevaldo Arantes, e deteve outras 30 pessoas, entre estas integrantes do MST. A PM chegou a tentar impedir inclusive o trabalho de repórteres que cobriam os fatos em Serra Pelada.

A sede da Coomigasp já foi desocupada e está sob vigilância da Polícia Militar.
________________________
Atualizada às 7h45, de 19/05
Nota do Governo do Estado
A Polícia Militar deteve 40 pessoas, às 13 horas de hoje (18 de maio), na sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (COMIGASP). Dentre os detidos encontravam-se lideranças do MST e de outros movimentos. A ação da PM evitou um confronto entre cerca de 2 mil garimpeiros, que disputavam o controle da cooperativa.
O Governo vinha acompanhando de perto as negociações entre as lideranças garimpeiras, no sentido de manter o diálogo como forma de solução pacífica das disputas. Não obstante, mais uma vez, o Governo foi surpreendido pela ruptura das negociações e pela ação violenta dos movimentos.
Diante do quadro de tensão e violência criado na região, o Governo do Estado decidiu coibir qualquer ato que, a pretexto de pressões políticas, venha resultar em desestabilização de ordem social e desrespeito à lei.
O Governo do Estado do Pará continuará defendendo o diálogo como principal ferramenta para a pacificação dos conflitos e não admitirá qualquer forma de desafio ao estado de direito. (Secom)

Um comentário:

Anônimo disse...

AOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA:


ATENÇÃO:

MEU NOME É JONAS; SOU GARIMPEIRO IGUAL A VOCÊS, DE BRASILIA/DF ACOMPANHO TUDO SOBRE SERRA PELADA, TODOS JÁ OUVIRAM A SEGUINTE FRASE “AI DO HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM”; ATE HOJE TODO DINHEIRO QUE ENTROU NA COOMIGASP, SUMIU MISTERIOSAMENTE, POIS A COOMIGASP VIVE CHEIA DE DIVIDAS QUE OS GARIMPEIROS NÃO FIZERAM. O ÚNICO MEIO DE GARANTIR NOSSOS DIREITOS, NA DIVISÃO DO DINHEIRO QUE VIRÁ DOS BÔNUS E DA EXTRAÇÃO DO OURO DE SERRA PELADA , TENDO CERTEZA QUE NÃO SEREMOS ENGANADOS, TEREMOS QUE EXIRGIR NAS PROXIMAS ASSEMBLÉIAS O SEGUINTE:
1º QUE SEJA ABERTA UMA CONTA BANCARIA PARA CADA GARIMPEIRO.
2º QUE TODO O DINHEIRO DOS GARIMPEIROS, SEJA DEPOSITADO DIRETAMENTE NA CONTA DE CADA UM E NÃO DA COOMIGASP.
3º QUE FICA DESDE DE JÁ, DESALTORIZADO A EMPRESA COLOSSUS OU OUTRA, REPASSAR DINHEIRO DOS GARIMPEIROS, PARA A COOMIGASP OU QUALQUER OUTRO ORGÃO OU PESSOA, O DINHEIRO DOS GARIMPEIROS SÓ PODERÁ SER PASSADO AOS PROPRIOS GARIMPEIROS EM SUAS CONTAS BANCARIAS.
4º QUE A COOMIGASP, APARTIR DE AGORA NÃO FAÇA MAIS DIVIDAS EM NOME DOS GARIMPEIROS, POIS A MESMA JÁ TEM DIVIDA DE MAIS, AS SUAS DESPESAS DEVERÃO SER PAGAS COM DINHEIRO ARRECADADO DAS CARTEIRAS, POIS SÃO MUITOS ASSOCIADOS.
OBS: AMIGOS GARIMPEIROS, ABRAM SEUS OLHOS, NÃO PRECISAMOS QUE NOSSO DINHEIRO SEJA PASSADO POR OUTRAS MÃOS NEM MESMO PELA COOMIGASP, E NÃO ACEITAMOS MAIS DIVIDAS, O NOSSO DINHEIRO TEM QUE VIR LIVRE DE DESPESAS, PORQUE JÁ ESTAMOS PAGANDO 51% A EMPRESA COLOSSUS PARA A EXPLORAÇÃO DO OURO.
FIQUEM ATENTOS COM AS PROXIMAS ASSEMBLÉIAS, CUIDADO, ESTÃO QUERENDO FAZER ASSEMBLÉIAS PARA DAR PODERES AO PRESIDENTE DA COOMIGASP, PARA DIVIDIR NOSSOS DIREITOS (DINHEIRO), DIGA NÃO.


BRASILIA/DF 24 DE SETEMBRO DE 2009.



DO AMIGO GARIMPEIRO JONAS, PARA TODOS OS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA E AUTORIDADES.