terça-feira, 20 de maio de 2008

Coomigasp volta a funcionar

Depois do tumulto no domingo (17), a sede da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) voltou a funcionar normalmente na manhã desta última terça-feira (20). Entretanto, mais de 40 policiais militares continuam no local para manter a ordem e 100 oficiais estão de prontidão, caso haja conflitos.

O caso
A sede da cooperativa foi invadida no domingo passado por integrantes do Movimento de Trabalhadores em Mineração (MTM) e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os manifestantes expulsaram o presidente da cooperativa, Waldemar Pereira Falcão, que foi espancado e expulso da sede da cooperativa.

Presos em Belém
Cinco dos invasores da Coomigasp foram presos e transferidos pela Polícia Militar em avião do Governo do Estado na segunda-feira (19) para Belém, onde se encontram à disposição da justiça: Wagner da Silva Cruz, Fábio dos Santos Bezerra e Eurival Martins Carvalho, o “Totô”, membros do MST; e Etevaldo da Cruz Arantes e Eugênio Viana Barbosa, do MTM.

Depois de serem submetidos a exame de corpo delito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, os acusados foram encaminhados para o Centro de Recuperação do Coqueiro.

Os cinco acusados foram reconhecidos pelo atual presidente da cooperativa, Waldemar Falcão, que assumiu a entidade depois da morte do presidente Josimar Barbosa, assassinado no dia 7 do corrente, em Marabá.

Em Belém, as lideranças de garimpeiros e de sem-terra foram ouvidas pelo delegado da Divisão de Operações Especiais (Dioe), Eduardo Rollo, que autuou os acusados por formação de quadrilha, roubo, dano, cárcere privado e invasão de propriedade. Outros sete detidos estão presos na delegacia de Parauapebas.

Nenhum comentário: