segunda-feira, 24 de março de 2008

Professor questiona seriedade da Olimpíada de Matemática

Recebo, via e-mail, cópia de carta assinada por um professor de matemática encaminha ao ministro de Educação questionando a credibilidade da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Excelentíssimo Senhor Ministro de Educação
Fernando Haddad
Anexo envio para conhecimento deste ministério nosso estudo da qualidade da OBMEP. Nisso, os três fatos mais graves são:


1 - O uso de questões erradas.

2 - Plagiar questões, pág. 40-51, de outra Olimpíada, OBM, na qual também há investimento público, e oferecer isso aos educandos da rede pública brasileira. Tal fato caracteriza ofertá-los nada mais do que sobras. Denotando, portanto, que esses têm uma visão desabonadora dos educandos da rede pública, além de todo processo deixar transparecer que estão apenas selecionando os menos piores entre os piores.

3 - O gasto da OBMEP, pág. 31, a qual é uma simples olimpíada, com pessoal é superou ao despendido por um ano no mesmo item com o IMPA, o qual é um dos maiores patrimônios da matemática brasileira, da América Latina e de todo mundo em desenvolvimento. Tal disparate de aplicação dos recursos públicos coloca o IMPA numa situação que vai além do vulnerável. Pois o MEC, ao gastar mais recursos públicos com uma ação que envolve copiar questões, fazer até algumas erradas e brincar de olimpíada, deixa em tudo ser mais vantajoso do que fazer pesquisas sérias, implode com o IMPA e todo sistema.

Pelo exposto, solicito mais do que providências sérias, desse Ministério, assim como de todos que estão recebendo cópias, no sentido de deter tal tragédia.

Prof. João Batista do Nascimento
http://www.cultura.ufpa.br/matematica/?pagina=jbn

Nenhum comentário: