quinta-feira, 20 de março de 2008

Inscrição para Olimpíada de Língua Portuguesa vai até 14 de abril

Estudantes e professores da rede estadual de ensino têm até o dia 14 de abril para se inscrever gratuitamente na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

A Olimpíada é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que tem a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) como parceira.

O objetivo do programa, lançado em Belém no dia 11 deste mês, é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita dos alunos das escolas públicas de todo o Brasil, por meio de ações de formação continuada para professores da rede pública que orientem a produção de textos.

Criado em 2002, o projeto Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está na 3ª edição, revista e ampliada. Este ano, além de professores e estudantes matriculados da rede estadual das 4ªs e 5ªs séries, podem participar estudantes e professores das 7ªs e 8ªs séries do ensino fundamental e 2ª e 3ª séries do ensino médio e de classe de aceleração equivalentes a 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, assim entendidas aquelas que atendam alunos com defasagem de idade-série, previstas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a olimpíada se propõe a valorizar a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem. Os participantes devem, de acordo com a categoria, escrever em forma de poesia (4ª e 5ª séries), memórias (7ª e 8ª séries) e artigo de opinião (2º e 3º ano do ensino médio).

Para participar, é necessário que as secretarias de Educação e escolas assinem o termo de adesão ao projeto, que vai até 14 de abril, além de preencher a ficha de inscrição que está disponível nos sites www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.cenpec.org.br.

O formulário impresso pode ser obtido em qualquer agência do Banco Itaú, nas sedes da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) ou Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e nas secretarias municipais e estaduais de educação. (Fonte: ORM On-line)

Nenhum comentário: