sábado, 29 de março de 2008

Atendimento ao Deficiente Visual completa 3 anos

A Unidade Especializada no Atendimento ao Deficiente Visual completa aniversário neste sábado (29).

Para comemorar a data, a partir das 19 horas acontece grande festa em comemoração à prestação de serviços nestes três anos de implantação. São esperados ao evento alunos, familiares e autoridades.

De responsabilidade da Prefeitura de Parauapebas, a Unidade é um centro de atendimento a pessoas portadoras de dificuldades visuais vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nasceu em 2005, por meio de requerimento do vereador Euzébio Rodrigues. Ela representa um marco no no interior do Estado do Pará. Inicialmente, o lugar atendia apenas 25 pessoas; hoje, mais do que o dobro.

A meta da Unidade é proporcionar políticas públicas e igualitárias aos cidadãos e ajudar-lhes em sua inserção às atividades “normais” ― e mesmo ao mercado de trabalho. Ela oferece atendimento a alunos com faixa etária a partir de zero ano que tenham baixa acuidade visual, cegueira total ou deficiência múltipla (além de problemas visuais, debilidade física ou mental).

Conta ainda com apoio de mais de uma dezena profissionais que trabalham visando a promoção da auto-estima dos dependentes, a fim de que estes se sintam parte fundamental de um modelo social em que as diferenças sejam normais.

2007
O aniversário do centro em 2007 foi marcado pelo lançamento do projeto “Eu assino”, cujo objetivo é proporcionar a alunos o desenvolvimento da escrita de seus próprios nomes em letra cursiva.

Muitos estudantes Brasil afora, por serem cegos, continuam a tirar documentos pessoais como se fossem analfabetos, por meio da impressão digital (o popular “dedão”), o que representa uma forma de discriminação.

A Unidade está localizada na Rua Minas Gerais nº 74, esquina com a Avenida JK, bairro Rio Verde, Parauapebas.

Nenhum comentário: